6 de fevereiro de 2011

O Facebook – Onde surgiu?


Em 2004, Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, três estudantes da Universidade de Harvard, lançaram um site projetado para colocar os estudantes em contato uns com os outros, a fim de compartilharem suas fotos e encontrarem novas pessoas. Eles o chamaram thefacebook.com, e logo o site se tornou extremamente popular no campus de Harvard. Um mês após seu lançamento, os criadores o expandiram para incluir estudantes de Stanford, Columbia e Yale. Em 2005, os estudantes em 800 redes universitárias ao longo dos Estados Unidos podiam se unir à rede, e a sua filiação cresceu para mais de 5 milhões de usuários ativos. Em agosto do mesmo ano, o nome do site mudou para Facebook.
O Facebook era originalmente voltado para estudantes universitários, mas hoje todos podem se unir à rede. Embora o escopo do site tenha expandido para incluir mais do que apenas estudantes, o seu propósito permanece o mesmo - dar às pessoas uma maneira de compartilhar informação de uma forma fácil e divertida. Como o MySpace, o Facebook é um site de relacionamento social.
Para explorar o Facebook, você deve criar uma conta gratuita no site. Os termos de uso do Facebook declaram que os membros devem ter pelo menos 13 anos de idade, e qualquer membro entre 13 e 18 anos deve estar na escola. O Facebook exige que os novos membros forneçam um endereço de correio eletrônico válido antes de completar o registro. Uma vez que você tenha criado uma conta e respondido a perguntas sobre onde você trabalha, onde estudou e onde mora, o Facebook irá gerar um perfil para você.

Acesso em 05 de fevereiro de 2011.

O Facebook foi criado no mesmo ano em que criaram o Orkut, quer dizer, ambos têm o mesmo tempo de existência. Na minha concepção, o facebook é um Orkut simplificado, ainda que tenha esse caráter de ter surgido dentro de uma Instituição de Ensino com o intuito de integrar estudantes. Aqui em Nova Olinda está virando febre entre as pessoas, muitos além do Orkut, agora também possuem o facebook. Detalhe, na maioria, ou em quase todas as repartições de trabalho ou escolas, o Orkut é bloqueado para acesso, já o facebook não. Então uma rede social sucede a outra por conveniência dos usuários... Vantagens? No facebook, a ideia de compartilhar links é muito interessante para divulgar pesquisas e matérias. Já o Orkut muda constante, quase não conseguimos acompanhar o ritmo de tantas mudanças no surgimento de novos recursos.
  
Lucélia Muniz.  


Reações:

0 comentários:

Postar um comentário