Segundo pesquisa da
Fundação Telefônica, mais de 40% dos jovens usam a internet quase diariamente
para pesquisas relacionadas ao estudo; para 42%, o celular é o principal meio de
acesso à web. “O modo como me informo é diferente do que me sentar em frente à
TV e aceitar todo aquele conteúdo. Na internet, você precisa buscar a
informação”, disse um deles.
A pesquisa “Juventude
Conectada” de 2014, coordenada pela Fundação Telefônica Vivo e realizada em
parceria com o IBOPE, o Instituto Paulo Montenegro e o Núcleo das Novas
Tecnologias da Comunicação Aplicadas à Educação Escola do Futuro-USP, traz
informações úteis para entender especificamente os jovens brasileiros na era
digital.
Segundo o estudo, que
envolveu entrevistas com 1.440 jovens de 16 a 24 anos das cinco regiões do
país, o telefone celular é o principal meio de acesso à internet para 42% dos
entrevistados de todas as classes socioeconômicas, seguido pelo computador de
mesa (33%), computador portátil (22%) e tablet (3%).
O celular aparece como opção preferencial
por permitir a conexão à internet a toda hora e em qualquer lugar,
característica marcante nessa geração. “É mais acessível para todo mundo. O
pessoal está mais ligado nessa coisa de querer saber o que está acontecendo”, disse
um jovem consultado.
A forma como usam o tempo na
internet também revela muito sobre essa geração: em primeiro lugar aparecem atividades
de comunicação (redes sociais, mensagens instantâneas, e-mails). Até 90% dos jovens
fazem uma dessas atividades mais de uma vez por dia, diariamente ou quase todos
os dias. Em seguida aparecem atividades de lazer, seguidas por leitura de
jornais e revistas e busca por informações em geral. Educação e trabalho
aparecem em quarto lugar.
“A internet se consolidou como
importante suporte para a consulta escolar pelo jovem brasileiro, tanto para a
realização de pesquisas, tarefas e trabalhos quanto para a obtenção de
informações sobre cursos e atividades educativas e de capacitação”, diz o
relatório.
“A prática de realização de cursos
online já é uma realidade no cotidiano da juventude brasileira conectada e
aponta para uma tendência (22% declara fazer ou ter feito). Pesquisas para
estudos e trabalhos da escola ou da faculdade são atividades praticadas mais de
uma vez ao dia, diariamente, ou quase diariamente por 43% dos jovens
entrevistados.
Já buscar informações online
sobre cursos revelou-se prática cotidiana, ou quase, para cerca de um terço
[deles]”. As enormes possibilidades de se ter informações sobre outras culturas
na internet também são muito valorizadas pelos jovens – e muitas vezes chegam a
despertar o interesse pelo aprendizado de línguas estrangeiras.
Também é fácil encontrar pessoas
com interesses similares, participar de grupos de discussão e ter acesso a
conhecimentos e pontos de vista que jamais conheceriam sem a internet. É
interessante notar, porém, que os jovens internautas têm consciência de que o
recebimento de informações pela internet não é algo totalmente passivo e exige
deles um trabalho de apuração.
Um dos entrevistados
explicitou isso da seguinte forma: “Tenho acesso a diversos conteúdos, sejam
eles parciais e imparciais, sendo eu o principal encarregado de apurar as
informações”. Outro completou: “O modo como eu me informo é bastante diferente
do que simplesmente me sentar em frente à TV e aceitar todo aquele conteúdo.
Pela internet, você precisa buscar pela informação, apurar fontes e tudo mais”.
BIBLIOGRAFIA
PRADO, Ana. Entendendo
o aluno do Século 21 – E como ensinar a essa nova geração. Geekie –
Educação & Evolução, Junho/2015.
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