20 de julho de 2016

Plataformas que reúnem tecnologia e educação: experiência que deu certo!


Unindo esforços com escolas e professores, plataformas que reúnem tecnologia e educação já estão dando bons resultados no Brasil.

Um exemplo disso é o Geekie Lab, uma plataforma online de aprendizado adaptativo que possibilita a preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) por meio de ferramentas de diagnóstico e estudo personalizado.

Os estudantes realizam simulados que permitem identificar seus pontos fracos e a plataforma indica um programa de estudos que atenda especificamente às suas necessidades.
(...)
Estudar o que realmente precisa otimiza o tempo de estudo e se pode ver onde é preciso focar (...) A possibilidade de estudar pelo celular – portanto, em praticamente qualquer lugar – é outra vantagem.
(...)
Esse tipo de ferramenta também beneficia os professores ao permitir que saibam quais as forças e fraquezas de cada aluno e acompanhem a evolução de cada um. Isso pode motivá-los e ajudá-los a encontrar meios mais eficientes de transmitir o conteúdo (...)

Para aumentar o engajamento, é importante também o uso contínuo de meios para envolver os estudantes e criar vínculos com eles. Criar um grupo no Facebook para que se comuniquem entre si e com os professores e, além das aulas de reforço online (...)
Trabalhar habilidades sócio emocionais por meio de missões e projetos a serem desenvolvidos em grupo tanto online quanto presencialmente.
(...)
É preciso investir na tecnologia da educação porque ela não tem barreiras: é possível chegar as diversas regiões.

BIBLIOGRAFIA
PRADO, Ana. Entendendo o aluno do Século 21 – E como ensinar a essa nova geração. Geekie – Educação & Evolução, Junho/2015.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário