5 de agosto de 2016

O que é o Pokemon Go?

Lançado no Brasil na quarta-feira, dia 3 de Agosto, o jogo Pokemon Go é uma febre por onde passa. Com mais de 21 milhões de usuários ativos diariamente, somente nos Estados Unidos, o jogo promete também conquistar a atenção dos brasileiros.

Os números são muito expressivos e mostram que o jogo está conseguindo mais atenção do que as principais redes sociais do momento, como Facebook e Instagram.

O Pokemon Go é um jogo de realidade aumentada, ou seja, mistura elementos do mundo físico e do mundo virtual, juntamente com elementos de gamificação. Nele, ao registrar e entrar, o GPS do celular é sincronizado e o jogador passa a ver o mapa do lugar em que está, porém dentro da realidade do jogo.

A partir daí, a busca pelos Pokemons começa!
Não é de hoje que desenhos animados e jogos famosos causam grande influência nas crianças e adolescentes e, consequentemente, na rotina das escolas e nas salas de aula.

No ano de 2000, a revista Nova Escola já estampava em sua capa o furacão que os Pokemons trouxeram para o dia-a-dia das escolas, quando os “bichinhos” eram apenas um desenho animado:
Agora que o fenômeno está aliado à tecnologia, a tendência é de que a influência seja ainda maior!

Por mais assustador que toda essa onda possa parecer, especialistas em educação do mundo todo estão enxergando isso como uma ótima oportunidade para professores e escolas.
Não é papel das escolas e dos professores estimular e incentivar os estudantes a jogarem, e sim, educá-los e orientá-los para que façam um bom uso. Além disso, podem utilizar certas situações para introduzir o jogo no processo de ensino e aprendizado, afirmam os especialistas americanos que já estão vivenciando essa experiência há mais tempo.

Josh Gauthier, professor e membro do ISTE (International Society for Technology in Education), feira americana equivalente à Bett Educar, afirma:
“Se os educadores conseguirem capturar a paixão dos jovens pelo jogo, imagine o engajamento e o aprendizado que podemos criar. Utilizar a realidade aumentada do jogo pode criar um fascínio pela escola e motivar o aprendizado para os estudantes.”

FONTE: App Prova

0 comentários:

Postar um comentário