Lançado no Brasil na
quarta-feira, dia 3 de Agosto, o jogo Pokemon Go é
uma febre por onde passa. Com mais de 21 milhões de usuários
ativos diariamente, somente nos Estados Unidos, o jogo promete também conquistar
a atenção dos brasileiros.
Os números são muito expressivos e
mostram que o jogo está conseguindo mais atenção do que as principais redes
sociais do momento, como Facebook e Instagram.
O Pokemon Go é um jogo
de realidade aumentada, ou seja, mistura elementos do mundo físico e do
mundo virtual, juntamente com elementos de gamificação.
Nele, ao registrar e entrar, o GPS do celular é sincronizado e o jogador passa
a ver o mapa do lugar em que está, porém dentro da realidade do jogo.
A partir daí, a busca pelos Pokemons
começa!
Não é de hoje que desenhos
animados e jogos famosos causam grande influência nas crianças e adolescentes
e, consequentemente, na rotina das escolas e nas salas de aula.
No ano de 2000, a revista Nova Escola
já estampava em sua capa o furacão que os Pokemons trouxeram para o
dia-a-dia das escolas, quando os “bichinhos” eram apenas um desenho animado:
Agora que o fenômeno está
aliado à tecnologia,
a tendência é de que a influência seja ainda maior!
Por mais assustador que toda
essa onda possa parecer, especialistas em educação do mundo todo estão enxergando isso
como uma ótima oportunidade para professores e escolas.
Não é papel das escolas e
dos professores estimular e incentivar os estudantes a jogarem, e sim, educá-los e orientá-los para
que façam um bom uso. Além disso, podem utilizar certas
situações para introduzir o jogo no processo de ensino
e aprendizado, afirmam os especialistas americanos que já
estão vivenciando essa experiência há mais tempo.
Josh Gauthier, professor e
membro do ISTE (International Society for
Technology in Education), feira americana equivalente à Bett Educar, afirma:
“Se os educadores conseguirem
capturar a paixão dos jovens pelo jogo, imagine o engajamento e o aprendizado
que podemos criar. Utilizar a realidade aumentada do jogo pode criar um
fascínio pela escola e motivar o aprendizado para os estudantes.”
FONTE: App Prova
0 comentários:
Postar um comentário