3 de julho de 2017

Kiddle, o 'Google das crianças', bloqueia drogas, nudez e violência

Para o TechTudo

O Kiddle é uma ferramenta de buscas que mantém o controle dos sites acessados pelas crianças no computador. O recurso utiliza a tecnologia de pesquisas do Google, mas não é um serviço oficial do gigante de buscas. O visual é divertido e permite encontrar resultados na web, imagens, notícias e vídeos. Caso a criança busque palavras inapropriadas, aparecerá um alerta na tela do PC. 

Com visual e desenvolvimento pensado para mostrar apenas conteúdos adequados, o Kiddle pode ser acessado pelo navegador web do computador ou no celular pelo endereço (www.kiddle.co). O mascote é um “robô” virtual e a interface, amigável e colorida, está disponível apenas em inglês. Segundo o site, os resultados ocultam opções enganosas ou com material para adultos como nudez, violência, drogas e outros assuntos muito populares em toda a rede.

Top 3 infantil
Em cada busca há opções com linguagem facilitada para crianças. Os três primeiros resultados mostram páginas feitas especialmente para elas, conferidos pelos editores do Kiddle. Do item 4 até o 7 estão sites confiáveis com conteúdo simples. E o restante dos resultados, a partir do link 8, aparecem páginas famosas, que podem ser escritas por adultos, com controle de filtros do Google Safe Search.

Bloqueio de celebridades
Na busca do Kiddle, alguns termos de pesquisa são totalmente bloqueados e exibem apenas um alerta, sendo indicados como “bad words” (palavras ruins, em português) tais como “sexo” e até o nome de algumas celebridades do entretenimento adulto como Pamela Anderson e a revista "Playboy". O interessante no visual do "Google para Crianças" é que os resultados são exibidos com fonte grande em Arial, para uma leitura simplificada para os pequenos e oferecem imagens também maiores.

Sem registros
O serviço promete manter fora do campo de pesquisa assuntos como nudez, violência e drogas - incluindo palavras como ISIS e cannabis. Sobre a privacidade, o site afirma não coletar dados e os registros identificados são apagados a cada 24 horas dos servidores. As buscas são feitas de forma gratuita e estão disponíveis no Brasil, com a desvantagem de ter resultados exibidos em inglês. 

Entretanto, a garantia de busca segura não é de 100%. Usuários tem reclamado no Twitter por terem encontrado "nudes" de celebridades que trabalham com público infantil e conteúdo violento contra animais.

OBS - conforme o termo buscado, apenas páginas em inglês são exibidas, mesmo quando a palavra-chave está em português.

Via Kiddle

0 comentários:

Postar um comentário