22 de agosto de 2017

A tecnologia e a vida de hoje

Artigo de autoria de Gustavo Rocha
Quando pensamos em quanto a tecnologia está inserida em nossas vidas, chegamos a sentir saudades do passado. Havia um tempo sem celulares, sem ipods, sem computadores, sem videogames. Uma época em que o trabalho era feito, as pessoas voltavam para casa, assistiam televisão e iam ler, conversar, enfim, viver.

Hoje, vivemos uma época em que estar fora da tecnologia é estar fora do mundo.
A tecnologia deixou de ser um simples diferencial no trabalho, transformou-se em obrigatoriedade. Sem tecnologia básica de um computador e internet, ter emprego hoje é quase impossível. Há exemplos claros de tecnologia que nos auxiliam. Há igualmente exemplos que nos deturpam.

A tecnologia é para muitos algo desconhecido, sabem apenas o elementar, nem mesmo o básico. Contudo, vivem. Contudo, existem. Contudo, se relacionam. É justamente neste ponto que quero chegar. Não sou contra a tecnologia, muito antes pelo contrário, ela faz parte da minha vida e do meu trabalho.

Entretanto, a tecnologia pode e deve ser utilizada para o crescimento das pessoas e não as pessoas crescerem dependendo da tecnologia. Vamos a um exemplo prático: Se deres a uma criança uma calculadora, ela saberá fazer as contas. Mas, se não souber fazer as contas sem uma calculadora, significa que ela não aprendeu o raciocínio do cálculo, apenas sabe usar o mecanismo.

O mesmo acontece com computadores e principalmente nas redes sociais. Por que temos cada vez mais pessoas pelo mundo terminando seus relacionamentos por mensagens de texto?
Por que temos cada vez mais pessoas pelo mundo cometendo suicídios coletivos marcados pela internet?
Por que temos cada vez mais pessoas pelo mundo ofendendo, brigando e sofrendo em sites de relacionamento?

Sabe por que?
Porque a tecnologia sem o humano é inútil. Sempre afirmo que o computador é a coisa mais burra que eu conheço, pois ele depende 100% de mim para ser útil. A tecnologia não pode ser um instrumento de escravismo da razão, pensamento e compreensão da realidade. A tecnologia deve ser um apoio as tarefas do dia a dia, da velocidade na comunicação, na interatividade entre as pessoas.

Como é maravilhoso conversar com todo o mundo sem sair de casa. Como é maravilhoso ter amigos virtuais e reais. Como é maravilhoso ter mais produtividade em menos tempo.
Porém, somente será tudo isto maravilhoso se pudermos conversar sem sair de casa com pessoas interessantes, termos amigos virtuais e reais que com a tecnologia cativamos seus corações e podermos ter mais produtividade para interagirmos com outros seres humanos e evoluirmos.

Pense no seu dia a dia e como você usa a tecnologia.
A pergunta que fica é: Você usa a tecnologia para seu crescimento pessoal ou a tecnologia escraviza a sua vida pessoal? Eu respondo por mim: Mesmo com uma agenda de clientes, viagens, palestras, administração de várias redes sociais – inclusive de clientes – e um Blog, sempre tenho um horário separado para a minha família. E você?

0 comentários:

Postar um comentário