6 de abril de 2011

Criador da World Wide Web quer expandir internet nos telefones celulares em países pobres

 

Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web (WWW), alertou para a necessidade de tornar disponível a internet móvel em telefones celulares e smarthphones para um grande número de pessoas em países com baixos níveis de penetração da internet. A afirmação foi feita durante a 20ª Conferência Internacional World Wide Web, realizada no dia 28 de março, na Índia. No evento, ele ressaltou a importância de considerar o acesso à internet com qualquer outro direito civil. Até o momento, apenas a Finlândia já aceitou o acesso à internet como um direito básico do cidadão.

Na conferência, Berners-Lee reforçou que o crescimento da internet móvel, "também irá ajudar na melhoria da educação, saúde e situação econômica da população", segundo o jornal Times of India. O professor de engenharia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que também é diretor da Fundação World Wide Web, disse que a fundação patrocina projetos que ensinam pessoas a construir sites que funcionam bem em telefones celulares.
Para ele, a Índia apresenta uma série de problemas no setor, mas nenhum país tratou o tema de forma perfeita e, mesmo nos EUA e em outros países desenvolvidos, há cidades com oferta ruim de serviços na internet. Berners-Lee disse ainda que já existem projetos em curso de criação de sistemas de busca baseados em comandos de voz com foco em pessoas que não sabem ler ou escrever.

Acesso em 06 de abril de 2011.

0 comentários:

Postar um comentário