4 de abril de 2011

O que são os Pen Drives e dicas de como comprá-los!



Memória USB Flash Drive, também designado como Pen Drive, é um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash tendo uma fisionomia semelhante à de um isqueiro ou chaveiro e uma ligação USB tipo A permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador. As capacidades actuais, de armazenamento, são 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1 GB a 8 GB ou mais. A velocidade de transferência de dados pode variar dependendo do tipo de entrada:
  • USB 1.1: 1,5 a 12 Mbits/s;
  • USB 2.0: Apesar do USB 2.0 poder transferir dados até 480 Mbit/s, as flash drives estão limitadas pela largura de banda da memória nelas contida, com uma velocidade máxima real de, aproximadamente, 100 Mbits/s.
Em condições ideais as memórias flash podem armazenar informação durante 10 anos.
Aparência interna do USB Flash Drive
Os mais conhecidos fabricantes de memórias flash são: Kingston, Corsair, SanDisk, HP, Sony, Markvision, Extralife , LG e Toshiba.
Uma vez encaixado na porta USB, o Flash Drive aparece como um disco removível, similar a um disco rígido ou disquete.
Em computadores com sistema operacional Windows XP ou com as versões recentes do Linux ou MacOS, os flash drives são reconhecidos automaticamente como dispositivos de armazenamento removível. Em sistemas operacionais mais antigos (como o Windows 98) é necessário instalar um pacote de software denominado "device driver", específico para o dispositivo utilizado, que permite ao sistema operacional reconhecê-lo. Há alguns "device drivers" anunciados como genéricos ou universais para Windows 98, mas nem sempre funcionam perfeitamente com qualquer dispositivo.
Dicas de como comprar seu Pen Drive
Os pen drives são uma maneira prática de carregar muito conteúdo em pouco espaço. Vídeos, textos, apresentações e outros conteúdos podem ser levados no bolso com esta tecnologia. Ele é o substituto dos velhos disquetes que lotavam com tanta facilidade. Atualmente, todos os computadores produzidos não possuem mais as entradas para disquetes, mas contam com mais de uma porta para pen drives.
Além da maior capacidade, os pen drives podem ter várias cores e formatos diferentes, se adequando a personalidade do dono do ponto de vista estético. Os mais comuns são os pen drives retráteis, em formato caneta, slim ou card drive. Mas não há limites. Além dos mais conhecidos, é possível ver os aparelhos em formas mais incomuns, como corações, bonecos, etc.
Na hora de escolher o seu, é importante que você defina a capacidade mais adequada às suas necessidades: se você utiliza apenas para guardar textos e planilhas, pode escolher os que possuem armazenamento menor, como 1GB ou 2GB. Se o seu objetivo é guardar vídeos, animações e outros conteúdos mais "pesados", é melhor escolher os pen drives com 4GB, 8GB, ou até mais espaço, dependendo também da quantidade de material que tem a guardar.
Além do uso mais comum, os pen drives também podem ser utilizados para fazer rodar sistemas operacionais novos no seu computador. Para isso, é necessário um pen drive com mais de 4GB e formatado.
Caso o seu pen drive tenha material confidencial, é possível esconder estes dados por meio da criptografia. É uma maneira eficiente de evitar que informações importantes caiam nas mãos de pessoas erradas caso o aparelho seja esquecido em algum lugar ou furtado. Para isso, existem programas especializados que podem ser baixados na internet, como o TrueCrypt ou o Rohos Mini Drive, por exemplo.
E como os pen drives são usados para passar conteúdo de uma máquina para outra, é sempre recomendável que eles só sejam plugados em computadores seguros. Caso isso não seja possível, é preciso passar um antivírus neles, para evitar que sejam infectados com vírus.
Estes vírus podem corromper arquivos e dados importantes que estão armazenados no pen drive. O problema pode ser resolvido com a formatação, que é a varredura dos arquivos. Mas, mesmo assim, é possível que alguns dados se percam. Por isso, é importante ter muito cuidado com os pen drives e onde o colocamos, pois são equipamentos muito delicados.
A vida útil de um pen drive pode variar: se ele for bem cuidado, pode durar até por cinco anos. Caso contrário, o pequeno aparelho por acabar em apenas poucos meses.

Acesso em 04 de abril de 2011.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário