Os
líderes são aqueles que alinham os resultados das equipes
com as expectativas das empresas e são cada vez mais exigidos no mercado
profissional, já que os desafios da gestão de equipes são enormes
barreiras que devem ser vencidas diariamente.
Em
resumo, se uma empresa tem objetivos e os quer atingir, estes devem estar em
concordâncias com o que pensam os seus líderes, fazendo com que sua
influência seja sempre positiva e incentive o trabalho de equipe.
As
principais características de um líder são: ser honesto, carismático, bom
ouvinte, determinado, preparado para assumir riscos, preparado para
trabalhar sobre pressão, saber delegar atividades, corajoso, positivo,
identifica oportunidades e é estrategista.
Além
de ter essas características, os líderes possuem barreiras a serem suplantadas.
O difícil é estabelecer a percepção desses desafios e estar preparado para
fazer com que os mesmos sejam superados.
É
interessante citar alguns dos principais desafios das lideranças:
- Maximizar
seu tempo, para que possa dar conta de toda demanda de trabalho;
- Realizar uma gestão eficaz de pessoas, individualmente ou em equipes, controlando o turnover e direcionando as ações aos objetivos da empresa;
- Motivar e manter o foco das ações e dos trabalhos em frente a uma grande demanda de dificuldades que se apresentam diariamente;
- Prever com rapidez possíveis problemas no processo de trabalho ou na equipe, propor alterações e proporcionar uma adaptação eficaz às mudanças;
- Reavaliar constantemente seu papel como líder e se reposicionar quando necessário, buscando desenvolver competências necessárias para exercer o papel de liderança;
- Realizar uma gestão eficaz de pessoas, individualmente ou em equipes, controlando o turnover e direcionando as ações aos objetivos da empresa;
- Motivar e manter o foco das ações e dos trabalhos em frente a uma grande demanda de dificuldades que se apresentam diariamente;
- Prever com rapidez possíveis problemas no processo de trabalho ou na equipe, propor alterações e proporcionar uma adaptação eficaz às mudanças;
- Reavaliar constantemente seu papel como líder e se reposicionar quando necessário, buscando desenvolver competências necessárias para exercer o papel de liderança;
- Identificar
principais características e consequências do seu estilo interpessoal no
trabalho;
- Manter
um diálogo franco e aberto com a cúpula da corporação, passando as reais
dificuldades e limites de ações, na busca de estabelecer objetivos reais para
equipe.
Essas
são apenas algumas das dificuldades com as quais os líderes têm que conviver
diariamente, e
cada uma dessas necessita de ações personalizadas para a realidade que se
apresenta. Mas, qual a saída para os líderes perante esse cenário com centenas
de necessidades? Com certeza a única saída é o conhecimento.
O
líder deve se aprimorar constantemente, buscando conhecimentos de gestão e
também capacidades reflexivas. Descobrindo individualmente caminhos para vencer
os desafios.
Sandro Franco
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