22 de maio de 2017

Qual o maior desafio do líder atual? por Sandro Franco

Os líderes são aqueles que alinham os resultados das equipes com as expectativas das empresas e são cada vez mais exigidos no mercado profissional, já que os desafios da gestão de equipes são enormes barreiras que devem ser vencidas diariamente.

Em resumo, se uma empresa tem objetivos e os quer atingir, estes devem estar em concordâncias com o que pensam os seus líderes, fazendo com que sua influência seja sempre positiva e incentive o trabalho de equipe.

As principais características de um líder são: ser honesto, carismático, bom ouvinte, determinado, preparado para assumir riscos, preparado para trabalhar sobre pressão, saber delegar atividades, corajoso, positivo, identifica oportunidades e é estrategista.

Além de ter essas características, os líderes possuem barreiras a serem suplantadas. O difícil é estabelecer a percepção desses desafios e estar preparado para fazer com que os mesmos sejam superados.

É interessante citar alguns dos principais desafios das lideranças:
- Maximizar seu tempo, para que possa dar conta de toda demanda de trabalho;
- Realizar uma gestão eficaz de pessoas, individualmente ou em equipes, controlando o turnover e direcionando as ações aos objetivos da empresa;
- Motivar e manter o foco das ações e dos trabalhos em frente a uma grande demanda de dificuldades que se apresentam diariamente;
- Prever com rapidez possíveis problemas no processo de trabalho ou na equipe, propor alterações e proporcionar uma adaptação eficaz às mudanças;
- Reavaliar constantemente seu papel como líder e se reposicionar quando necessário, buscando desenvolver competências necessárias para exercer o papel de liderança;
- Identificar principais características e consequências do seu estilo interpessoal no trabalho;
- Manter um diálogo franco e aberto com a cúpula da corporação, passando as reais dificuldades e limites de ações, na busca de estabelecer objetivos reais para equipe.

Essas são apenas algumas das dificuldades com as quais os líderes têm que conviver diariamente, e cada uma dessas necessita de ações personalizadas para a realidade que se apresenta. Mas, qual a saída para os líderes perante esse cenário com centenas de necessidades? Com certeza a única saída é o conhecimento.

O líder deve se aprimorar constantemente, buscando conhecimentos de gestão e também capacidades reflexivas. Descobrindo individualmente caminhos para vencer os desafios.

Sandro Franco

0 comentários:

Postar um comentário