23 de agosto de 2018

Qual a importância das redes sociais para carreira profissional

Construir sua imagem nas diversas redes sociais existentes na atualidade é fundamental para sua carreira. Basta pensar que, em tratando-se de privacidade, é como se sua vida inteira estivesse ali, a apenas alguns cliques de qualquer cidadão que saiba seu nome completo ou mesmo tenha amigos em comum com a sua relação de amizades.

Por isso, tornou-se comum que recrutadores de diversos núcleos as utilizem para obter mais informações sobre sua vida pessoal e comportamento.

Para o concurseiro, no entanto, as redes sociais podem funcionar mais como aliadas do que como algozes. Tudo porque, tanto nas de cunho estritamente profissional, como nas de uso pessoal, tudo o que é publicado pode virar referência ao que realmente você pensa ou age sobre determinado assunto.

Além disso, nestes canais também é possível que a informação necessária para concursos chegue rapidamente em seu celular.

Uma página no Facebook ou um artigo no LinkedIn podem ser os responsáveis por direcionar seus estudos e ainda mostrar o que é necessário para melhorar seu desempenho - ou mesmo te ajudar com dúvidas sobre formatos de prova, questões e outros assuntos relativos aos concursos.

LinkedIn
O LinkedIn é a principal rede para colaboradores de diversas áreas. Trata-se de um grande conglomerado de articulistas, empresas, profissionais, empregadores e professores que buscam talentos, expõem suas ideias, apresentam suas empresas e, desta forma, aproximam-se de contatos valiosos.

O primeiro passo é criar um bom perfil nessa rede, com todos os dados relevantes para sua carreira profissional, seja a que você atua ou a que almeja, como em um concurso público, por exemplo. Dessa forma, sua identidade no LinkedIn deve ser honesta, completa, moderna, sempre atualizada e principalmente contar com atributos vendedores.

Como concurseiro, o melhor a fazer para aproveitar essa rede é procurar por artigos relevantes e assuntos afins ao que você está estudando. Lembre-se que o LinkedIn é um ótimo repositório de textos profissionais.

Outro ponto positivo são as afinidades com outras pessoas. Procure fazer amizades profissionais com quem está na mesma situação que você ou busque grupos de estudo para facilitar a sua vida.
  
Facebook
Quase dois bilhões de pessoas frequentam ou ao menos possuem um perfil no Facebook. Afinal, a rede de maior frequência é também o local de discussões calorosas, assuntos polêmicos e as perigosas fake news.

Logo, para obter o máximo de ajuda via essa rede social, é necessário conferir conteúdos publicados, estudar as polêmicas, participar de assuntos com grande eloquência e determinação.

Um pouco menos focado no profissional, o Facebook também tem seus atributos para auxiliar o concurseiro. São páginas e mais páginas, cada qual destinada a concursos específicos ou que, de forma geral, abrem discussões e apresentam temas relevantes aos alunos.

As conexões auxiliam a juntar quem está no mesmo barco que você. Contudo, ao criar seu perfil, saiba que as informações expostas também podem servir de balizador para recrutadores, que vão perscrutar suas ações, fotos e publicações na rede. Vale, inclusive, ficar atento a quem acessa suas informações.

Twitter
Dotado de mais de 350 milhões de usuários em todo o mundo, o Twitter foi criado e apreciado pela rapidez da informação. Assim, ganhou ares de distribuidor de notícias, imagens e opiniões certeiras e, muitas vezes, ácidas.

O concurseiro pode aproveitar para seguir os perfis certos - seja dos órgãos federais, estaduais e municipais, seja dos profissionais conhecidos no mercado em que você quer atuar - para melhorar suas chances em diversos concursos.

Além disso, como a informação se espalha mais rapidamente no Twitter do que no Facebook, é mais provável que os furos de informação estejam por lá. Mas cuidado: as chamadas fake news habitam essa rede tanto quanto seu principal concorrente e é prudente tomar cuidado com a informação consumida.

Dicas para todas as redes sociais
Do lado de recrutadores ou avaliadores, as redes sociais são fortemente adotadas como ponto inicial de estudos comportamentais, formas de relacionamento e opiniões.

Por isso, ao usar qualquer uma delas, seja parcimonioso com o que publica e procure usar seu lado mais humano para avaliar casos, opinar sobre coisas polêmicas ou mesmo sobre aquelas fotos em festas com amigos.

Esses ambientes, em geral, permitem a publicação livre de quase todos os tipos de conteúdo. Por isso, todo cuidado é pouco com o que você publica em seu perfil. Afinal, em interesses profissionais, só é legal virar um meme se sua área de atuação for social media, não é mesmo?

Aproveite o que cada uma das redes sociais têm a oferecer e vá longe.

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

0 comentários:

Postar um comentário