Construir
sua imagem nas diversas redes sociais existentes na atualidade é fundamental
para sua carreira. Basta pensar que, em tratando-se de privacidade, é como se
sua vida inteira estivesse ali, a apenas alguns cliques de qualquer cidadão que
saiba seu nome completo ou mesmo tenha amigos em comum com a sua relação de
amizades.
Por
isso, tornou-se comum que recrutadores de diversos núcleos as utilizem para obter
mais informações sobre sua vida pessoal e comportamento.
Para
o concurseiro, no entanto, as redes sociais podem funcionar mais como aliadas
do que como algozes. Tudo porque, tanto nas de cunho estritamente profissional,
como nas de uso pessoal, tudo o que é publicado pode virar referência ao que
realmente você pensa ou age sobre determinado assunto.
Além
disso, nestes canais também é possível que a informação necessária para
concursos chegue rapidamente em seu celular.
Uma
página no Facebook ou um artigo no LinkedIn podem ser os responsáveis por
direcionar seus estudos e ainda mostrar o que é necessário para melhorar seu
desempenho - ou mesmo te ajudar com dúvidas sobre formatos de prova, questões e
outros assuntos relativos aos concursos.
LinkedIn
O
LinkedIn é a principal rede para colaboradores de diversas áreas. Trata-se de
um grande conglomerado de articulistas, empresas, profissionais, empregadores e
professores que buscam talentos, expõem suas ideias, apresentam suas empresas
e, desta forma, aproximam-se de contatos valiosos.
O
primeiro passo é criar um bom perfil nessa rede, com todos os dados relevantes
para sua carreira profissional, seja a que você atua ou a que almeja, como em
um concurso público, por exemplo. Dessa forma, sua identidade no LinkedIn deve
ser honesta, completa, moderna, sempre atualizada e principalmente contar com
atributos vendedores.
Como
concurseiro, o melhor a fazer para aproveitar essa rede é procurar por artigos
relevantes e assuntos afins ao que você está estudando. Lembre-se que o
LinkedIn é um ótimo repositório de textos profissionais.
Outro
ponto positivo são as afinidades com outras pessoas. Procure fazer amizades
profissionais com quem está na mesma situação que você ou busque grupos de
estudo para facilitar a sua vida.
Facebook
Quase
dois bilhões de pessoas frequentam ou ao menos possuem um perfil no Facebook.
Afinal, a rede de maior frequência é também o local de discussões calorosas,
assuntos polêmicos e as perigosas fake news.
Logo,
para obter o máximo de ajuda via essa rede social, é necessário conferir
conteúdos publicados, estudar as polêmicas, participar de assuntos com grande
eloquência e determinação.
Um
pouco menos focado no profissional, o Facebook também tem seus atributos para
auxiliar o concurseiro. São páginas e mais páginas, cada qual destinada a
concursos específicos ou que, de forma geral, abrem discussões e apresentam
temas relevantes aos alunos.
As
conexões auxiliam a juntar quem está no mesmo barco que você. Contudo, ao criar
seu perfil, saiba que as informações expostas também podem servir de balizador
para recrutadores, que vão perscrutar suas ações, fotos e publicações na rede.
Vale, inclusive, ficar atento a quem acessa suas informações.
Twitter
Dotado
de mais de 350 milhões de usuários em todo o mundo, o Twitter foi criado e
apreciado pela rapidez da informação. Assim, ganhou ares de distribuidor de
notícias, imagens e opiniões certeiras e, muitas vezes, ácidas.
O
concurseiro pode aproveitar para seguir os perfis certos - seja dos órgãos
federais, estaduais e municipais, seja dos profissionais conhecidos no mercado
em que você quer atuar - para melhorar suas chances em diversos concursos.
Além
disso, como a informação se espalha mais rapidamente no Twitter do que no
Facebook, é mais provável que os furos de informação estejam por lá. Mas
cuidado: as chamadas fake news habitam essa rede tanto quanto seu principal
concorrente e é prudente tomar cuidado com a informação consumida.
Dicas
para todas as redes sociais
Do
lado de recrutadores ou avaliadores, as redes sociais são fortemente adotadas
como ponto inicial de estudos comportamentais, formas de relacionamento e
opiniões.
Por
isso, ao usar qualquer uma delas, seja parcimonioso com o que publica e procure
usar seu lado mais humano para avaliar casos, opinar sobre coisas polêmicas ou
mesmo sobre aquelas fotos em festas com amigos.
Esses
ambientes, em geral, permitem a publicação livre de quase todos os tipos de
conteúdo. Por isso, todo cuidado é pouco com o que você publica em seu perfil.
Afinal, em interesses profissionais, só é legal virar um meme se sua área de
atuação for social media, não é mesmo?
Aproveite
o que cada uma das redes sociais têm a oferecer e vá longe.
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