Você consegue imaginar o seu
papel, como educador, em uma sociedade em que as tecnologias geram profundas
mudanças? Como entrar em sintonia com as características da sociedade
contemporânea? Como estar preparado para formar as novas gerações diante das mudanças
frequentes e rápidas dessa sociedade?
Chamada por alguns pensadores
de sociedade da tecnologia; por outros, de sociedade
da informação*, do conhecimento ou, ainda, de sociedade da aprendizagem, a
sociedade contemporânea se caracteriza pela rapidez e abrangência de
informações. A realidade do mundo, atualmente, requer um novo perfil de
profissional e de cidadão que traga para a escola novos desafios. Encontramos,
no cotidiano, situações que demandam o uso de novas tecnologias e que provocam
transformações na nossa maneira de pensar e de nos relacionar com as pessoas,
com os objetos e com o mundo ao redor.
*Sociedade da Informação: conceito firmado a partir da década de 1980, a fim de
denominar os efeitos resultantes da junção entre a informática e as telecomunicações,
as chamadas Tecnologias de Informação (TI), responsáveis pela elevada produção
e edição de informações, com enorme escala para difusão e recepção dessas
informações por pessoas, empresas e instituições, sem amarras de tempo e
espaço.
Os estudantes precisam ser
preparados para utilizar os sistemas culturais de representação do pensamento
que marcam a sociedade contemporânea, o que implica em novas formas de
letramento ou alfabetização (sonora, visual, hipermidiática etc.), próprias da cibercultura*, além das demais formas
já conhecidas. A exigência de aprender, continuamente, ao longo da vida,
constitui, na sociedade atual, um desafio para todas as pessoas e uma
necessidade premente colocada aos educadores. Não se trata, evidentemente,
apenas de ter acesso às informações, mas, sim, de saber buscá-las em diferentes
fontes e, sobretudo, saber transformá-las em conhecimentos para resolver
problemas da vida e do trabalho.
*Cibercultura:
o próprio termo Cibercultura tem vários sentidos. Mas se pode entender por
Cibercultura a forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a
sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base microeletrônicas surgidas
na década de 70, graças à convergência das telecomunicações com a informática.
FONTE
Curso Tecnologia na Educação:
Ensinando e aprendendo com as TICs
0 comentários:
Postar um comentário