Quando se fala em tecnologia
na educação, logo pensamos em computadores, Internet... Mas isso não é tudo.
Tecnologia é, efetivamente, mais do que isso. Ela se faz presente, por exemplo,
em todos os lápis que usamos, no quadro de giz, nos livros, nas cadeiras em que
nos sentamos. Lembre-se da revolução social que representou a imprensa. Podemos
imaginar uma escola, hoje, sem livros, sem material impresso?
O trabalho na escola lida o
tempo todo com tecnologia, mas raramente se ocupa de produzi-la. O que as
tecnologias digitais nos trazem de especial é, com efeito, a ampliação das
possibilidades de produzir conhecimento, divulgá-lo e compartilhá-lo.
Veja bem: inserir-se na
sociedade da informação não quer dizer apenas ter acesso às TIC, mas,
principalmente, saber utilizar essa tecnologia para a busca e a seleção de
informações que permitam a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano,
compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto.
O uso da tecnologia na
educação requer, sem dúvida, um olhar mais abrangente. Logo, é preciso que
haja, nesse processo, o envolvimento de novas formas de ensinar, aprender e de
desenvolver um currículo condizente com a sociedade tecnológica, que deve se
caracterizar pela integração, complexidade e convivência com a diversidade de
linguagens e formas de representar o conhecimento.
Nessa perspectiva,
compreender as potencialidades inerentes a cada tecnologia e suas contribuições
ao processo de ensino e de aprendizagem poderá trazer avanços substanciais à
mudança da escola, a qual se relaciona com um processo de conscientização e de
transformação, que vai além do domínio de tecnologias, e traz, subjacente, uma
visão de mundo, de homem, de ciência e de educação.
Para que seja possível
usufruir das contribuições das tecnologias digitais na escola, é importante
considerar suas potencialidades para produzir, criar, mostrar, manter,
atualizar, processar, ordenar. Isso tudo se aproxima das características da
concepção de gestão. Tratar de tecnologias na escola engloba, na verdade, a
compreensão dos processos de gestão de tecnologias, recursos, informações e
conhecimentos que abarcam relações dinâmicas e complexas entre parte e todo,
elaboração e organização, produção e manutenção (ALMEIDA, 2005a).
FONTE
Curso Tecnologia na Educação:
Ensinando e aprendendo com as TICs
0 comentários:
Postar um comentário